Declaração Universal dos direitos dos animais

O Brasil e os países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) são signatários da declaração abaixo, proclamada em uma assembléia da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Bruxelas, Bélgica, em 27/01/1978.

▪ Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
▪ Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
▪ Nenhum animal deve ser maltratado.
▪ Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
▪ O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.
▪ Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
▪ Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
▪ A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
▪ Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
▪ O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

PREÂMBULO
▪ Considerando que todo o animal possui direitos;
▪ Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
▪ Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
▪ Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.
▪ Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
▪ Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

PROCLAMA-SE O SEGUINTE:

Artigo 1º  Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º  1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado. 2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais 3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. 

Artigo 3º  1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia. 

Artigo 4º  1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. 2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito. 

Artigo 5º  1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie. 2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. 

Artigo 6º  1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. 
2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. 

Artigo 7º  1. Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º  1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação. 2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas. 

Artigo 9º  1. Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º  1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem. 2. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal. 

Artigo 11º  1. Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º  1. Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie. 2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio. 

Artigo 13º  1. O animal morto deve de ser tratado com respeito. 2. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal. 

Artigo 14º  1. Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental. 2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário